Fastparts inserida na Manufatura Aditiva
Fastparts inserida na Manufatura Aditiva
Publicado em: 12 de julho de 2020
Com o avanço da indústria 4.0 muitas empresas estão remodelando seus negócios a fim de se tornarem mais competitivas e eficientes. Essas mudanças de conceito – tanto de pensar como de adaptar suas novas realidades industriais – fazem com que empresários e entidades institucionais de ensino repensem a formação e criação de novos postos de trabalho.
A Quarta Revolução Industrial com a manufatura aditiva vem quebrando paradigmas de empresas que estavam resistentes à IoT (Internet das Coisas). Hoje as barreiras vêm lentamente sendo superadas por uma geração que tudo acontece no ambiente das nuvens e com Inteligência Artificial.
Em 2004, com uma visão de mudança de concepção nos investimentos, adquirimos a primeira máquina de impressão 3D da Stratasys processo FFF – Fabricação de Filamentos Fundidos usando o Abs como polímero básico. Com a tecnologia já era possível produzir peças partindo de um arquivo 3D no processo de manufatura aditiva.
Em 2013, mantendo a visão de que a manufatura aditiva é algo presente hoje – e não a se pensar somente no futuro – direcionamos os investimos em mais um equipamento. Trata-se do equipamento de impressão 3D da EOS processo SLS – Sinterização Seletiva a Laser. Com ela a Fastparts passa a qualificar-se como uma empresa que busca aprimorar seus equipamentos de alta tecnologia para a produção de peças.
Evolução da tecnologia aditiva na Fastparts
O diagrama a seguir mostra o quanto a Fastparts já está vivendo o futuro da tecnologia aditiva:
Tecnologias de manufatura aditiva, como a Esteriolitografia e o Vacuum Casting, permitem a concepção de séries de peças com material próximo do definitivo, possibilitando uma análise mais criteriosa do projeto.
Todas as tecnologias mostradas no diagrama têm a possibilidade de desenvolver peças e atender aos mais diversos segmentos de mercados e áreas de atuação, tais como:
- Médica
- Automotiva
- Mecânica
- Embalagem
- Consumo
- Acessório
- Joias e outros
Se a escala de produção for pequena e com valor agregado, podemos ter um forte candidato à manufatura aditiva. Nosso conselho é que você converse com a equipe técnica da Fastparts para viabilizar a produção de seus produtos.
Mensagem final
Todas as tecnologias apresentadas no diagrama estão gritando aos engenheiros, designers e projetistas para que desenvolvam produtos mais complexos graças aos recursos disponíveis atualmente. Temos que ter em mente que tecnologias só mudarão a nossa rota quando as integrarmos ao nosso dia a dia de produção.
Nosso desejo e perspectiva é que você rompa do conceito de produção convencional para uma produção de peça com conceito de inovação industrial, com uma produção em peças toda integrada com manufatura aditiva. Isso dará o diferencial competitivo à sua empresa, além de torná-la integrada à nova revolução industrial.